A obra de requalificação do Mercado Municipal de Serpa teve início em fevereiro, e prevê-se que decorra num prazo de 12 meses.
A implantação do novo projeto respeita a maior parte do espaço existente, localizando as lojas nas alas da nave central. Na zona central são mantidas as bancas originais de trabalho, mas na metade esquerda transforma-se estas bancas em zona de refeição, servindo de apoio ao café e dando uma nova dinâmica ao mercado. As lojas nas alas sofrem pequenas alterações no seu desenho, de forma a encaixar novas valências como uma cozinha experimental, um café com uma área mais ampla e uma peixaria fechada, ao contrário do que acontece atualmente. As zonas de sanitário e serviços técnicos são totalmente redesenhadas, acrescentando uma zona frigorífica e uma casa de lixo.
No outro topo do mercado alterou- se o desenho da entrada, incluindo um espaço multimédia destinado ao queijo como produto local, e nesta lógica acrescentou-se ainda uma loja do queijo, que trabalha em articulação com o espaço multimédia.
No novo espaço exterior, e na continuidade do interior, cria-se uma esplanada e zonas de estar cobertas, assim como duas zonas descobertas que funcionam como pátios onde um conjunto de árvores “rasgam” a nova pala e criam novas zonas de estar, levando a que o novo mercado se relacione em pleno com a cidade.
A requalificação do Mercado Municipal de Serpa representa um investimento total de cerca de 756 mil euros, financiado pelo FEDER a 85%, no âmbito do Alentejo 2020.